Imagem retirada daqui.
Meu climatizador Komeco chegou! Após muitas pesquisas resolvi testar o tal de climatizador, estou bem ciente que não é um ar condicionado e alguns dizem até que ventila menos que um ventilador, mas qual é a vantagem então?
Aqui em Quaraí, tradicionalmente temos verões quentes e secos, e o ar-condicionado deixa o ar ainda mais seco, ressecando a garganta e as vias nasais, o que para mim que sou alérgico propicia um ambiente mais fácil para as alergias aparecerem, principalmente na primavera com tantas flores, pólen e poeira em suspensão no ar. O ventilador também não é um amigo nessas horas, pois segundo alguns médicos enquanto giram eles espalham a poeira do ambiente, facilitando assim crises de alergia.
Nas minhas pesquisas, vi que o climatizador tem uma vantagem quanto ao ventilador, como usa água para "resfriar" o ar, ele também torna o ar menos carregado de partículas em suspensão pois grande parte dessas partículas fica no filtro e na colmeia do climatizador, além de que, o ar se torna sensivelmente mais úmido quando passa pela colmeia, mas nada como aqueles aspersores de água que vemos em alguns lugares no verão, o ar não chega a ficar úmido a ponto de criar bolor e fungos nas paredes ou danificar aparelhos elétricos, ele simplesmente aumenta a umidade relativa do ar para níveis mais satisfatórios e isso, somente se o ar estiver seco, se a umidade relativa do ar estiver em 75% ou mais ele não umidifica, só filtra.
É claro que cuidados de higiene e limpeza devem ser tomados, o filtro e o depósito de água devem estar sempre limpos, senão o feitiço vira contra o feiticeiro. Vou testá-lo e depois conto, vamos ver como ele se sai em um dia com temperatura de 40ºC com umidade relativa do ar abaixo de 20%.
Imagem de Divulgação.