sábado, 17 de junho de 2017

Utilizando um tablet antigo para criar conteúdo - #Post_01

Recentemente reencontrei em algum armário da casa, um antigo tablet da Philco (8A-B111A4.0) que estava esquecido debaixo da avalanche de novos gadgets que evoluem cada vez mais rápido. Pois bem, ele é um bom tablet em tamanho, tem 8 polegadas de tela em um formato 4:3, resolução de 1024x768, memória RAM de 1Gb, espaço interno de 8G e está com um cartão de memória de 16Gb. Resolvi então colocá-lo de volta a ativa e testá-lo para produzir conteúdo digital e principalmente textos. Hoje vou contar a história da primeira tarefa, transformá-lo em uma "máquina de escrever".
Tablet 8A-B111A4.0 da Philco.

Como queria testar de forma simples se ele serviria para o trabalho, peguei um teclado USB comum que estava fora de uso, um adaptador OTG, um pedaço de fita adesiva e a montagem ficou assim:


O que seria do brasileiro sem a gambiarra, não é mesmo?

Instalei o WPS Office, conectei o teclado e fui testar... Não deu certo, o teclado era reconhecido mas algumas teclas estavam em posições diferentes, os acentos não funcionavam e não havia como mudar as configurações do teclado físico nativamente no Android 4.0. 
Depois de alguns minutos de pesquisa descobri o "External Keyboard Helper", ele existe em duas versões, a de demonstração e a versão Pro que é paga e custa R$ 7,99 (e vale cada centavo). A função dele é mapear o seu teclado, para a maioria ele já vai reconhecer automaticamente as teclas de função, disposição das letras, símbolos e acentuação. Se ele não reconhecer seu teclado você pode configurá-lo manualmente no aplicativo.
Com tudo instalado e configurado abri novamente o WPS Office e comecei a digitar... E funcionou! Consegui digitar um texto de forma confortável em um velho tablet com um simples teclado USB.

Teclado configurado e funcionando.

Embora hoje em dia as pessoas produzam e consumam conteúdo de maneira mais visual, as vezes temos que digitar longos textos. E escrever um trabalho escolar, um artigo científico, um prospecto de produto, uma postagem para o blog ou até um livro sempre no mesmo lugar acaba sendo entediante e variar o local de escrita pode ser inspirador. Mas as vezes não dispomos de um notebook e digitar no teclado do celular pode ser muito decepcionante.
Por isso, espero que a dica sirva para alguém que precisa ou quer escrever fora de casa ou do trabalho e acredita que o seu tablet não dará conta do recado. Posso dizer que não precisa ficar com medo, configure o tablet e o teclado, instale um processador de textos ou suite office que goste (a combinação de um teclado confortável e um processador de textos amigável é única) e digite onde quiser, não vai ficar devendo em nada ao seu desktop.

Dica sobre o "External Keyboard Helper": Recomendo que você baixe a versão de demonstração, depois de instalado ele vai habilitar automaticamente a maioria dos teclados, teste e se funcionar compre a versão Pro. A versão de demonstração é bem funcional, só que de tempos em tempos ela digita (Demo Version!) no seu texto, claro que dá para apagar, mas depois de umas dez aparições você já está a fim desinstalar o aplicativo ou pagar a versão Pro. 

P.S.: Vocês devem estar se perguntando sobre o mouse. Como diria Steve Jobs, o mouse nesse experimento foi o bom e velho dedo. Neste primeiro teste não usei cabo extensor, hub usb, mouse ou pendrive, farei esses testes posteriormente e postarei aqui os resultados. Hoje o foco foi exclusivamente a configuração do teclado