terça-feira, 6 de agosto de 2013

Me organizando

Neste quase um ano que o blog ficou esquecido, aconteceram tantas coisas na minha vida, novas oportunidades, novos desafios. Mudei de cidade, estou em um novo local de trabalho, passei no mestrado que tanto queria, ganhei uma bolsa de pesquisa... E para não degringolar tudo, resolvi organizar melhor o meu tempo.
Como bom nerd, pesquisei muito sobre o assunto, li sobre GTD, ZTD, Método TríadeFlyLady, Técnica Pomodoro, Evernote, Ominifocus, Toodledo, para citar alguns. Mas foi a partir de duas coisas que achei na Net, um post antigo do Garota sem fio, "GTD Prático em dispositivos Móveis" e uma ideia bem difundida no Youtube, "O Caderno de Organização" que me dei conta que não era preciso grandes revoluções tecnológicas para criar um sistema de gerenciamento pessoal, e dentre as tantas coisa que tinha lido resolvi radicalizar, e usar um celular antigo (sem chip) e um Hipster PDA para testar minha teoria e ver o que funcionava para mim.




Com isso em mãos, saí a campo para descobrir quais seriam as minhas demandas (Categorias ou Contextos) e usando o seguinte princípio; as anotações, ideias e tarefas sem data ficam no papel (inicialmente sem categorização e depois organizadas em uma folhinha para cada assunto) e os contatos, lembretes e compromissos vão para o celular (porque a memória dele é melhor que a minha). Além disso, o celular serviu para aplicar a Técnica Pomodoro no meu dia-a-dia, usando o contador regressivo para marcar os pomodoros e os intervalos. Minha meta era usar esse sistema por uma semana e ver como ele funcionava, tenho a dizer que ele funcionou surpreendentemente bem, mas fiz algumas adaptações na semana seguinte que conto em um futuro post.  

Nenhum comentário: