quarta-feira, 1 de abril de 2015

Como exportar destaques feito no Kobo

Alguns dias atrás, postei sobre a minha relação com os livros digitais e com o Kobo Touch, meu e-reader atual. Bom, uma coisa que me incomodava nele, era o fato de não poder exportar minhas marcações e anotações dos livros, elas ficavam somente no aparelho, "dentro" dos respectivos livros. E doía ainda mais, porque eu sabia que o Kindle permitia salvar em texto os destaques para uso externo.
Pesquisando na Internet, me deparei com um artigo "Como exportar destaques feito no Kobo".
Só tenho uma coisa a dizer, MEUS PROBLEMAS ACABARAM. Imediatamente mandei uma mensagem ao El Cohen do 4HD agradecendo pela ajuda.
No artigo ele mostra um procedimento a ser feito no arquivo de configuração do e-reader, mas não é nada radical, por via das dúvidas fiz uma cópia do arquivo original antes de modificar. Para tranquilizar quem quiser se aventurar, eu fiz as alterações como manda o artigo e deu tudo certo, sem efeitos colaterais para o Kobo.
Depois da "atualização" do arquivo de configuração, é possível salvar suas marcações e anotações em texto (.txt) e usar em um trabalho acadêmico por exemplo. Eu que o diga, estou escrevendo minha dissertação e há algumas semanas, passei um trabalhão redigitando as citações (marcações) de um livro que li no Kobo, no more, agora posso exportar e colar as citações direto no documento de texto.
Mais uma vez, muito obrigado Roberto! Só tenho um porém, agora que decidi trocar meu Kobo por um Lev da Saraiva me aparece uma facilidade dessas? Poxa, será que não tem um procedimento parecido para fazer no Lev e ele obter essa função? (Não sei se ele já tem, mas pelo que tinha lido, não)

2 comentários:

Fire_EnderBR disse...

Oi, Ismael,
seu comentário foi muito importante para mim. Segui as instruções, mas esbarrei num problema: com que aplicativo, num Mac, posso editar o arquivo .conf. Não achei nada...
Você poderia me ajudar?
Abraços,

Luis Filipe
lfilipe.ribeiro72@gmail.com

Unknown disse...

Players will be able to obtain the spot from Dec 14 forward. For more information on what is included in the material spot simply just click here. Advantage of Evening is an upcoming amazing action-adventure activity from Queensland-based designer Fuzzyeyes Studio room.
buy rs gold