domingo, 12 de abril de 2015

Lev da Saraiva

Como já havia comentado, comprei um Lev com luz da Saraiva/Bookeen. Bem, ele chegou há uns dez dias e foi direto ao trabalho, sem férias. Com isso quero dizer que usei-o somente para ler textos referentes ao mestrado, ainda não li nenhum livro "não acadêmico" nele.


Quando ele chegou, até postei uma foto no Instagram brincando com a possibilidade de começar a ler as crônicas de gelo e fogo, mas claro que os livros do George R. R. Martin são uma meta para depois do mestrado. 
Mas, voltando ao assunto, nestes 10 dias li bastante no aparelhinho, e não por coincidência, só textos em PDF, que é o formato da grande maioria dos textos que leio/estudo. Ele possui um sistema Linux embarcado e uma versão mobile do Acrobat Reader, o que permite que leia PDF com recursos bem interessantes. Além da opção "Reflow" que reformata o texto em uma aparência parecida com um ePub, ele permite cortar as margens e mostrar somente o texto. Até agora, entre ele, o Kindle e o Kobo, o Lev é o melhor para ler PDF.
As outras funções do e-reader também não fazem feio. A tela é boa, e segundo meu cérebro, tem um tom pendendo para o sépia muito confortável. A resolução torna o texto bem nítido. A luz de leitura, embora eu tenha achado que inicia um pouco forte demais, cumpre bem seu papel, não cansa os olhos e não pende muito para o azul.
As funções de configuração de texto e layout são bem honestas, permitem trocar as fontes (já li que posso instalar fontes nele, mas ainda não testei), margens, alinhamento, espaçamento de linhas e tem uma função nativa que não encontrei em outros leitores (pelo menos sem hack), que é o modo noturno.
Quanto as marcações e anotações, elas são meio estranhas, depois de marcar não tem como ajustar (não gostei), tem que acertar de primeira. O teclado virtual é meio insensível de vez em quando, mas no geral funciona. A possibilidade de exportar os destaques está prometida para a próxima atualização, vamos ver... Por enquanto, extraio do arquivo .annot, criado internamente no leitor quando destacamos algum texto ou anotamos (depois passo a dica).
Até o momento não tive problemas com ele, consegui passar meus livros em ePub do Kobo para o Lev, e também meus arquivos em PDF. Ele não travou (toc, toc, toc), a bateria não descarregou rápido demais, e a velocidade do dispositivo é bem razoável para um e-reader.
Avaliação geral? Gostei muito! Não me arrependi da compra, mas tenho consciência das limitações do aparelho, o que me permite ter uma boa experiência com ele. Nota 8,5.

Um comentário:

Unknown disse...

Players will take the aspect of Lex, an outsider fugitive seeker who happens to be the only staying halfbreed on the world and thus keeps the exclusive capability of shifting between the two areas.
buy rs gold