quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cadernos de notas, Molecos e Moleskines

Eu, como bom nerd, sempre gostei de cadernos de notas, principalmente depois que vi "Indiana Jones e a Última Cruzada", sempre os tive, não como um diário, mas como cadernos de anotações mesmo, anotando projetos e ideias. Entre os vários modelos que tive, o Moleco ganhou espaço nos últimos anos, é um caderno robusto embora totalmente de papel e papelão, a quase dois anos tem andado em minhas mochilas, pastas, malas e bolsos e tem resistido com dignidade, nesse tempo todo só coloquei um fio de cola na lombada para proteger, nada mais. 


O Moleco é um caderno tipo Moleskine, mas totalmente reciclado e reciclável, a pegada ecológica dele é que me levou a comprá-lo, dizem na Internet, não sei se é verdade, que Moleco quer dizer Moleskine Ecológico, acredito que não, mas como dizem os Italianos: "Se non é vero, é ben trovato" (se não é verdade, foi muito bem contado). Gosto muito dele, a capa é rígida, as folhas são boas de escrever, o marcador de página é resistente, e o elástico que fecha o caderno é bem forte (quase dois anos de uso e não laceou ainda), mas uma coisa que sempre me incomodou nele foi o seu bolso interno, achava ele pequeno demais, como estava com algumas notas soltas no meio das páginas, resolvi fazer uma modificação nele, colocar um bolso interno tipo os de Moleskine, no fim de semana coloquei o projeto em prática. Eu gostei do resultado, e como tudo que se faz talvez ajude alguém em algum lugar, resolvi colocar na Internet.


O bolso é simples de fazer, mas se as medidas não ajudarem, coloquei um arquivo no 4Shared, com o template do bolso em PDF, e se você quiser fazer modificações, tem também o arquivo em LibreOffice Draw (ODG). No meu, fiz o bolso com papel kraft 100 g/m² (compra-se por metro nas papelarias) para não perder o "estilo" do Moleco, mas você pode fazer com cartolina colorida por exemplo. Depois de imprimir o arquivo é só recortar (o meu foi o protótipo, fiz a mão, mas as medidas são as mesmas), fica assim:


Depois é só dobrar nos lugares indicados:


Cole as abas externas (onde você vai colocar o dedo para abrir o bolso). Retire o bolso interno original com cuidado (ele sai relativamente fácil, é colado com uma fita dupla face):


Depois cole o bolso na capa (se tiver impresso o molde "envelope" monte primeiro e cole depois) com cuidado para não entortar, sugiro marcar dois pontinhos com o lápis nos cantos superior e inferior direito como guia na hora de colar. Comece pela lateral do bolso.


Depois cole as abas expansíveis e pronto! Um bolso tipo Moleskine no seu Moleco: 


Veja como era e como ficou:

Moleco com o bolso original.

Moleco com o bolso modificado.

Espero que tenha ajudado alguém. Nota: O bolso original não era feio, só era pequeno para o que eu precisava.

Meus Molecos!

Um comentário:

Pulga disse...

Grata pelo "review" e pela ideia do bolso, Ismael! Estou pensando em comprar um mas estava com medo de não gostar da qualidade.